Santa Maria - Endereço Silva Jardim, 2038 - Vendas (55) 3026-1704 - Agendamentos (55) 3033-8200
Inicio \ Notícias \ Notícia
Enviar para um amigo       Imprimir       Comunicar erro                  Tamanho:
Atualizado em 11/21/2013 por admin.
Atividade Física Gera Qualidade no Envelhecimento
RSS   
686




Sabemos que o envelhecimento é uma fase natural da vida, porém muito temida por algumas pessoas. O mais importante é estarmos cientes que só depende de nós chegarmos a essa fase de forma saudável e ativa.

Sabe-se que algumas alterações são naturais do envelhecimento, como a fraqueza muscular, a diminuição de flexibilidade e principalmente o alto risco de quedas. Assim como a força e a resistência, que é a capacidade do músculo se contrair continuamente também reduz com a idade. Além disso, a flexibilidade tende a diminuir e pode levar a uma postura mais inclinada ou flexionada no idoso.

A somatória dessas alterações aumenta o risco de queda nessa população, já que, nessa fase, também ocorre redução de massa óssea, que aumenta consideravelmente o risco de fraturas. Frente a esses fatores, destacamos a importância da atividade física no dia a dia do indivíduo a fim de prevenir possíveis complicações.

Praticar uma atividade prazerosa pode ser o primeiro e talvez o mais importante passo para se atingir um envelhecimento saudável. Um protocolo completo nessa faixa etária é unir a prática de atividades aeróbias, como caminhar e dançar, mas sem esquecer do lado muscular. Fortalecer a musculatura nessa fase é sinônimo de segurança, resistência e melhora do equilíbrio. Para isso, hidroginástica, pilates, ginástica funcional e musculação podem ser bons aliados.

 

Autor: Jade Bertoni de Moraes, fisioterapeuta




 


Enviar para um amigo       Imprimir      Comunicar erro                



 
©2012 Banco da Esperança - Banco da Esperança Todos os direitos reservados